Apesar do feriado de Proclamação da República, comemorado nesta terça-feira (15), o funcionamento da Polifeira do Agricultor da UFSM segue normalmente, com foco especial na venda de frutas e hortaliças. Por se tratar de produtos livres de agrotóxicos, alguns possuem período de consumo menor em determinada estação do ano, e por isto, o incentivo a comercialização deles, como explica o coordenador da Polifeira, Gustavo Pinto da Silva:
– A preocupação é fazer chegar aos consumidores o mais rápido possível, obedecendo ao ponto de colheita e minimizando alguma necessidade de acondicionamento em câmaras frias. Nessa época, as folhosas como as alfaces tendem a ter ciclo mais curto, razão pela qual é necessário fazer chegar aos consumidores o mais breve possível. O mesmo acontece com o morango que está em plena fase de produção.
Cerca de 10 feirantes devem participar da edição, vindos de Santa Maria e da Região. Estarão frescos para comercialização, hortaliças e frutas, com promoção para o morango, por R$25 o quilo, e para o pêssego, disponível a R$8 o quilo. Nas terças pela manhã, a feira ocorre na Avenida Roraima, do Bairro Camobi, das 7h as 12h30min.
Produtos livres de pesticidas
A feira é um projeto de extensão do Colégio Politécnico da UFSM, que oferece acompanhamento aos produtores, com assessoria técnica, que inclui a verificação da presença de resíduos pesticidas nos alimentos e auxílio nas adequações dos produtos às normas sanitárias para venda. Em cinco anos, mais de mil alimentos já passaram pelo monitoramento da presença de pesticidas. No último ano, o projeto chegou a obter um percentual de alimentos com resíduo menor que 1%.
Onde encontrar a Polifeira
No Shopping Praça Nova: segundo e quarto domingo de cada mês, das 14h às 20h;
Na Avenida Roraima: todas as terças-feiras, entre Faixa Velha e a Faixa Nova de Camobi, das 7h às 12h30min;
No campus sede da UFSM: todas as quintas-feiras no Largo do Planetário, das 13h às 17h30min.