Polifeira do Agricultor fará edição com foco em hortaliças e frutas nesta terça-feira

Eduarda Costa

Polifeira do Agricultor fará edição com foco em hortaliças e frutas nesta terça-feira
Fotos: Pedro Piegas (Arquivo Diário)

Apesar do feriado de Proclamação da República, comemorado nesta terça-feira (15), o funcionamento da Polifeira do Agricultor da UFSM segue normalmente, com foco especial na venda de frutas e hortaliças. Por se tratar de produtos livres de agrotóxicos, alguns possuem período de consumo menor em determinada estação do ano, e por isto, o incentivo a comercialização deles, como explica o coordenador da Polifeira, Gustavo Pinto da Silva:

– A preocupação é fazer chegar aos consumidores o mais rápido possível, obedecendo ao ponto de colheita e minimizando alguma necessidade de acondicionamento em câmaras frias. Nessa época, as folhosas como as alfaces tendem a ter ciclo mais curto, razão pela qual é necessário fazer chegar aos consumidores o mais breve possível. O mesmo acontece com o morango que está em plena fase de produção.

Cerca de 10 feirantes devem participar da edição, vindos de Santa Maria e da Região. Estarão frescos para comercialização, hortaliças e frutas, com promoção para o morango, por R$25 o quilo, e para o pêssego, disponível a R$8 o quilo. Nas terças pela manhã, a feira ocorre na Avenida Roraima, do Bairro Camobi, das 7h as 12h30min.

Produtos livres de pesticidas

A feira é um projeto de extensão do Colégio Politécnico da UFSM, que oferece acompanhamento aos produtores, com assessoria técnica, que inclui a verificação da presença de resíduos pesticidas nos alimentos e auxílio nas adequações dos produtos às normas sanitárias para venda. Em cinco anos, mais de mil alimentos já passaram pelo monitoramento da presença de pesticidas. No último ano, o projeto chegou a obter um percentual de alimentos com resíduo menor que 1%.

Onde encontrar a Polifeira

No Shopping Praça Nova: segundo e quarto domingo de cada mês, das 14h às 20h;

Na Avenida Roraima: todas as terças-feiras, entre Faixa Velha e a Faixa Nova de Camobi, das 7h às 12h30min;

No campus sede da UFSM: todas as quintas-feiras no Largo do Planetário, das 13h às 17h30min.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Convite para escolas municipais participarem de celebração do Dia da Bandeira em quartel gera polêmica em Santa Maria Anterior

Convite para escolas municipais participarem de celebração do Dia da Bandeira em quartel gera polêmica em Santa Maria

Próximo

Mulher é autuada após deixar filhos sozinhos em veículo durante a madrugada em Agudo

Geral